Viagem ou viajem: Eis a questão!

Viagem ou viajem: Eis a questão!

Se nos referimos ao ato de viajar, o substantivo, então o correto é viagem.
Fiz uma viagem para a Disney no ano passado.
Ela está de viagem marcada para o Japão.

viagem ou viajem
Huuummm… então viajem está errado?
Depende! Se for usado como verbo numa frase assim: Espero que vocês viajem em segurança. Opa, assim está certo.
No presente do subjuntivo, para a terceira pessoa do plural usamos com a grafia viajem!

Lembrando que o verbo viajar é totalmente conjugado com j – jota.

Vejamos rapidamente: viajo, viaja,viajamos, viajam; viajei, viajou, viajamos, viajaram; viajarei, viajará, viajaremos, viajarão.

Quando chegamos ao presente do subjuntivo vai ficar assim a conjugação: que eu viaje, que ele viaje, que nós viajemos, que elas(eles) viajem. E assim acabamos de encontrar a palavra viajem grafada com j-jota.

Aproveitando para explicar quando é que usamos o Modo Subjuntivo. A gente aprende na escola, mas nem sempre se sabe o porquê ou o quando usar, não é mesmo?

Pois muito bem, quando queremos nos referir a ações incertas, desejadas, temidas ou hipotéticas (subjuntivas como subjetivas) entra em cena o subjuntivo. Fácil agora…

Na frase do exemplo acima, dizemos: espero que vocês viajem em segurança. É uma ação desejada, mas não temos certeza de que vai ser assim. Então é algo sobre o que não temos certeza, temos a esperança.

Voltando ao substantivo comum – viagem. No caso do uso do substantivo, a palavra deverá ser grafada com g – gê sempre e sempre.

Quero aproveitar para comunicar a você que temos um Grupo no Facebook em que falamos sobre dicas de português, como esta aqui. Terei o maior prazer que você venha a participar do grupo, postando perguntas, respostas, comentários.

Deixo aqui o link para a página: Viagem ou viajem

Viajando ou com viagem marcada, você sempre será bem-vindo ao grupo e também ao blog!

Tendo dúvidas, sugestões ou dicas que gostaria de ver explicadas aqui, por favor, deixe um comentário abaixo, terei o maior prazer em responder.

Deixe uma resposta