Para eu fazer ou para mim fazer?

Para eu fazer ou Para mim fazer.

Enquanto trabalhava na tarde de ontem, uma companheira de trabalho me perguntou qual dessas expressões é a correta. Para responder fui atrás das regras e agora compartilharei com vocês, pois essa é uma dúvida de muitas pessoas.

Eu” é um pronome pessoal do caso reto e funciona como sujeito ou predicativo do sujeito. “mim” é um pronome pessoal oblíquo tônico e funciona na oração como complemento acompanhado obrigatoriamente de uma preposição.

Sendo assim, o correta é: Para eu fazer. Porque “eu” nesta oração é sujeito, o verbo no infinitivo após o pronome indica uma oração reduzida: “Para que eu faça“.

Eu faço, executo uma ação. O mim não faz… é feito para ele.

Exemplos: Isso é para mim. Ela deu para mim. Por mim você não passa. Entre mim e minha família há desarmonia. Sobre mim pesa a responsabilidade de sustentar a casa. Quando há preposição não podemos usar EU… usamos apenas quando é o sujeito da frase, sempre.

Vamos a um outro exemplo:

Qual o correto: Entre eu e você ou Entre mim e você?

Baseando-se na regra acima, o correto é: Entre mim e você, pois antes do pronome temos uma preposição (entre) e após não temos nenhum verbo infinitivo.

Gostou da dica? Ficou com alguma dúvida? Comente e deixe sua opinião ou sugestão para as próximas postagens.

Esse é um erro grave, mas é bem fácil para eu corrigir!

Viu o Eu Corrigir? Então Eu deverei fazer uma ação, eu é o sujeito… nada de mim aqui.

3 comentários

Deixe uma resposta