Novas Regras Ortográficas para o Português

Novas Regras Ortográficas para o Português

 

Como todos já devem estar a par, já há alguns anos foi assinado um Acordo Internacional entre todos os países onde se fala a língua portuguesa. Ele deve entrar em vigor no início de 2015, mas muitas instituições já exigem que essas regras sejam observadas para testes, exames e concursos. Toda mudança tem lá seus incômodos e muitas críticas espalham-se pela internet e outros meios de comunicação. Mas agora não adianta reclamar, temos mesmo é de aprender e integrar as novas formas ao nosso vocabulário escrito.

Se para os adultos já é complicado, para as crianças e jovens, que aprenderam recentemente a ortografia vigente até então, a tarefa tem de ultrapassar o tédio das aulas aparentemente repetitivas. Eles é que deverão escrever assim, no novo modelo, então os bons professores tratam de arrumar maneiras de manter a atenção e fazê-lo de modo bem humorado.

Encontrei no Slide Share um pps ótimo sobre o assunto, vou reproduzir para você poder aprender as novas regras e dar boas risadas.

Não quero mudar o formato e nem deixar de fora a referência aos autores do trabalho e aos professores responsáveis. E sinto que devo deixar um agradecimento e um elogio à autora da crônica sensacional.

Dividi o pps em imagens que insiro aqui em nosso post.

Regras Acordo Ortográfico 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16

17

Se você quiser ler um texto bem explicativo, consulte no link abaixo.

Clique aqui para checar as novas regras – michaelis

O original que usei para o nosso artigo poderá ser encontrado no link abaixo.

Clique aqui para ver a publicação original no Slideshare

Você viu que ficou engraçado e interessante. É isso que precisamos fazer com os textos, trazer emoção, fazer o leitor ir além de uma leitura muito formal e com um jeito antigo e sem graça. Mas precisa estar correto em termos da norma culta. Mesmo algumas formas de gíria são aceitáveis, mas nada de palavras de baixo calão ou ofensivas.

Então, divirta-se e aproveite para aprender as regras novas da nossa ortografia.

Bons estudos e sucesso

4 comentários

Deixe uma resposta