Exemplo a não seguir

Exemplo a não seguir:

1 – Aqui vai um comentário tirado do Facebook, é difícil até entender o sentido, foi preciso ler várias vezes. Se eu não tivesse a intenção de usar como exemplo para nós, apenas seguiria em frente sem me esforçar para decifrar a mensagem. De tão mal escrita ficou até um ótimo exemplo de como não fazer.

Nós nunca menosprezamos ou caçoamos de quem escreveu mal, apenas queremos aprender a fazer melhor. Por isso não deixo nome e nem foto, não interessam.

exemplo a não seguir

Na primeira frase o verbo fazer deveria ter a desinência (terminação) seguindo o plural, são eles que não fazem. A palavra ‘eco’ está se referindo a ‘ego’, ou seja, a si mesmo. Ainda devemos acentuar a palavra líderes, pois é uma proparoxítona. Quando escrevemos não fica muito bom usar a forma ‘pra’ e ‘pro’, convém usar ‘para’ e ‘para o’. Quando falamos, tudo bem…

Na segunda frase vemos um erro muito comum de escrita, a troca do adjetivo demonstrativo ‘esta’ pela grafia ‘está’ do verbo estar, terceira pessoa do singular. Embora seja comum, trata-se de um erro gravíssimo, uma vez que tira todo o sentido para a leitura. Na sequência esse ‘Por que’, como se trata de uma explicação, deveria ter sido escrito junto, ‘Porque’. E o verbo esquecer pede a preposição ‘de’. Não se esqueça de que Deus é amor.

Na terceira, o verbo impedir exige a forma do infinitivo, com a terminação com ‘r’, impedir e não impedi (que é o pretérito perfeito para a primeira pessoa do singular).

Cliquei no ‘Ver mais’, mas ficaria tão extensa a correção, creio que já dá para estudar nossa tarefa de hoje com essa parte do texto.

Uma coisa a pessoa acertou em cheio. Depois de reticências usa-se letra maiúscula.

Vamos ver como ficaria o texto corrigido? Você acha que faz diferença ler uma ou a outra versão? Deixe um comentário.

Quero também afirmar que apenas reproduzo o texto de uma forma correta, ele não expressa minha posição pessoal a respeito do assunto tratado. Vamos lá:

“Estou de saco cheio desses pastores marionetes, desses líderes manipuladores, que não fazem o trabalho para Deus, e sim, para o próprio ego…

Você, é você mesmo!!!… Não se esqueça de que Deus é amor, mas também é justiça… Hoje o inimigo venceu, mas ele não vencerá esta batalha… Porque o meu Deus já me concedeu a vitória…

Ninguém vai me calar… Ninguém vai me impedir…

NINGUÉMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!…”

 

Você vê que a pessoa que escreve está bem exaltada, mas com o texto corrigido ficou muito mais clara a ideia que ela quis passar. Para não complicar muito, nem falei das vírgulas. Compare as duas formas e veja onde foram acrescentadas as vírgulas.

Se você quiser que eu faça a revisão de algum texto que você recebeu ou viu na internet e que tenha erros, envie para nós e postarei a correção aqui.

Até a próxima!

 

 

 

1 comentário

Deixe uma resposta