Devo escrever com ‘ss’ ou ‘ç’ (dois esses ou c cedilha)

Meu filho mais velho foi comer no McDonald’s e chama pelo telefone com uma pergunta: Como se escreve queijo mussarela? Com dois esses ou com c cedilha? Porque no folder do McDonald’s está escrito com ‘ç’. Eu já estava quase chamando o atendente para brincar com o “erro”, quando resolvi consultar pela internet o dicionário Aurélio. E, para minha surpresa, estava escrito com c cedilha. Você sabe como é o correto?

Respondi que não tinha certeza, pois sempre tinha visto com dois esses nas embalagens de queijo, nas etiquetas de supermercado e nos anúncios impressos e até em outdoors. Mas eu sabia que em italiano a palavra era com dois zes, mozzarela. Até brinquei com ele, dizendo que o sr. Aurélio deveria saber melhor do que nós. E fui pesquisar como se deu a tradução para o português das palavras grafadas com dois zes em italiano.

As mais conhecidas são: carrozza que deu origem à nossa carroça, piazza que deu origem à nossa praça, razza que deu origem à nossa raça. Então está correto escrever queijo muçarela. Também é correto escrever mozarela e mozzarela (até a revisão do Word conhece essas).

Francamente eu acho esquisito escrever com c cedilha, não me levem a mal os puristas de plantão. Nem estou querendo criar polêmica.

Também acho que o McDonald’s está tentando fazer as coisas ‘esfriarem’ para o seu lado, depois que houve aquele processo movido pelo chef britânico Jamie Oliver sobre a química que era usada para reaproveitar a carne.

Mas se você escrever muçarela, a maior parte das pessoas vai dizer que está errado, pois a forma que se popularizou foi aquela com dois esses, provavelmente por acabar no esquecimento a origem italiana da palavra.

Na minha opinião o que vai terminar prevalecendo é a forma popular com dois esses, mesmo que não seja etmologicamente correto.

Nossa cultura e idioma têm suas peculiaridades, como todos têm também. E tem outra palavra que vem do italiano e que nós usamos no original com dois zes: é a nossa famosa e brasileiríssima pizza! Mezzo alici, mezzo mozzarella… per favore, signore!

 

Deixe uma resposta