photo estilo1_zpssv583kcn.jpg Visite Nossa Loja Virtual

Chorar as pitangas

Chorar as pitangas.

 

Hoje pela manhã fotografei a pitangueira do nosso jardim, ela está carregadinha de pitangas.

 

Chorar as pitangas

 

Se formos analisar as palavras isoladamente, a frase aparenta não ter  sentido algum.

Chorar as pitangas? O que é isso afinal?

Vamos estudar.

Expressões Idiomáticas: Quando uma ou mais palavras de uma frase ou sentença terminam por significar algo diferente do original individual, essa frase será entendida no conjunto numa interpretação culturalmente estabelecida e será conceituada como uma expressão idiomática.

Cada idioma tem suas expressões idiomáticas e, pelo próprio conceito acima, não é possível uma tradução literal. Muitas vezes há correspondência entre os significados por conta de contatos continuados entre os falantes desses idiomas.

Então, qual seria o significado da expressão ‘Chorar as pitangas’?

Este é um exemplo muito claro da mistura das influências linguísticas que a língua portuguesa no Brasil sofreu com a presença de índios, de negros e de portugueses convivendo aqui.

Quando uma pessoa chora muito, o resultado é que os olhos ficam vermelhos. Na linguagem indígena tupi a palavra pitanga significa ‘vermelho’. E há então um desdobrar do significado fazendo com que não seja necessário realmente chorar fisicamente para ‘chorar as pitangas’.

A expressão significa reclamar, queixar-se, lamuriar. Como se fosse uma coisa exagerada em relação à causa.

Ele está sempre chorando as pitangas. Um estrangeiro não vai ter nem a mais leve ideia do que significa. Com o empobrecimento do vocabulário das pessoas, creio que muitos brasileiros também terão dificuldade de entender a expressão de uma forma precisa.

Quem leu esta postagem, agora já sabe mais esta das muitas riquezas de nossa língua.

E poderíamos fazer uma lista dessas expressões que, quando bem utilizadas, dão um colorido especial à fala e à escrita.

Que tal as seguintes: Dar com a língua nos dentes, lavar a égua, baixar a bola, levar gato por lebre, dar o braço a torcer, engolir sapo, entrar numa fria e muitas outras que usamos sem perceber muitas vezes?

Agora, aquele indivíduo que está sempre chorando as pitangas, acaba sendo um chato e aos poucos fica sozinho.

Até a próxima então.

 

 

Deixe uma resposta